segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aspectos relacionados ao fenômeno da competitividade

Apesar de aparentemente prosaico, competitividade ainda é um conceito complexo. Quando uma empresa é considerada competitiva?

Há enfoques microeconômicos e macroeconômicos na competitividade.

No enfoque macroeconômico, competitividade aparece como a capacidade das economias nacionais de apresentarem certos resultados econômicos, que possam ser traduzidos na elevação de nível de vida e o bem-estar social de seus cidadãos.

No enfoque microeconômico, alinham-se as definições de competitividade centradas sobre a empresa. Seus gestores fixam estratégias e tomam as decisões compatíveis que irão se refletir sobre o volume de vendas e em suas margens de lucro. Estas definições são as que associam competitividade à competência de uma empresa no projeto, produção e vendas de um determinado produto e ou serviço em relação aos seus concorrentes.

No entanto, a seleção de estratégias competitivas e a tomada de decisão empresarial estão longe de ser um processo ordinário, sobretudo em ambientes sujeitos a mudança permanente, pois as informações que condicionam esse processo não podem ser completamente obtidas dos sinais emitidos pelo mercado onde a empresa se insere.

Podemos afirmar que a competitividade pode ser o resultado de um vasto conjunto de fatores, dentre eles sem dúvida nenhuma, encontra-se a eficiência técnica e produtiva, e como resultados destes, a qualidade de produtos e serviços.

Contudo, esses fatores muitas vezes não habilitam uma empresa a competir com sucesso. O que fazer?

Para saber mais estou à disposição.

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