segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Decisões

"Arranje tempo para deliberar, mas quando chegar o tempo de agir, pare de pensar e faça." Andrew Jackson

"Indecisão é como um filho adotado: se ele não lava as mãos, ele é chamado de sujo; se lava, ele está desperdiçando água."--Provérbio Africano

"Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui." Neale Donald Walsch

Todos nós enfrentamos problemas no nosso cotidiano. Somos forçados a cada instante a tomar decisões. Nossas decisões vão desde as mais prosaicas como a escolha da roupa, o que tomar no café da manhã e de que maneira ir ao trabalho, bem como as mais complexas como, por exemplo, resolver os problemas que se apresenta no trabalho e como enfrentar aquela negociação difícil com um cliente.

A qualidade de nossa vida e o nível de estresse está diretamente relacionada com decisões que tomamos. Se tomarmos decisões baseadas em argumentos sólidos tem-se a tranqüilidade para seguir em frente de forma mais equilibrada.

O exemplo milenar de Abraão mostra bem este fato. Ele não soube esperar a promessa que Deus havia lhe feito de que ele e sua centenária mulher teriam um filho e resolveram dar uma mãozinha através da escrava Agar. As conseqüências podem ser vistas até os dias de hoje com a inimizade entre o povo judeu e o povo árabe, ambos descendentes de Abraão, fruto de uma decisão equivocada.

Nos negócios também temos exemplos que mostram a necessidade de se cercar de cuidados na tomada de decisão. Uma famosa empresa de alimentos, viu seu faturamento de um ano inteiro ir para o ralo baseado em uma decisão arriscada que tomou e esta causando sérios transtornos a todos os seus stakeholders.

Outro ponto importante acerca das decisões, é que a mesma decisão sempre leva ao mesmo resultado, ou seja, o mesmo caminho sempre nos levará ao mesmo lugar. Faz-se necessário a análise dos resultados obtidos por uma decisão para que se avalie a sua qualidade e a conveniência ou não de se mudá-la. Por exemplo, o trabalhar até mais tarde, mudanças de última hora em um projeto, a corrida para terminar um trabalho que já deveria estar finalizado. Tudo isso não será fruto de decisões que precisam ser revistas?

Nunca se esqueça que qualquer decisão vai gerar conseqüências para todos os envolvidos conosco e com o nosso trabalho.

Pense nisso e reflita. Boa semana para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário