sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O taxista obstinado


Certo taxista, incomodado com sua situação econômica, refletia acerca do que poderia ser feito no intuito de obter a preferência dos passageiros. Pensando dessa maneira, reparou que o seu carro bem como os de seus colegas de ponto estava mal conservado e sujo. Com esta constatação, empreendeu ação para modificar tal circunstância. Funcionou temporariamente, pois seus colegas fizeram o mesmo quando se deram conta do ocorrido.

Como foi facilmente imitado, ele continuou a procurar algo novo. Percebeu então que seus colegas trajavam roupas "surradas". Mudou o seu visual e passou a usar terno e gravata além de sapatos engraxados. Novamente obteve resultados temporários, pois todos o seguiram. Obstinado, resolveu oferecer em seu carro jornal, água e opção do que ouvir no rádio. O resultado foi bom a princípio, mas efêmero, pois sua idéia foi copiada.

Irritado por não conseguir se diferenciar, visto que qualquer ação sua era copiada, partiu a pensar em algo que pudesse desenvolver de difícil imitação. Estudando todas as possibilidades, percebeu que transportava muitos estrangeiros por estar próximo a um pólo industrial importante de sua cidade, e que sua comunicação com eles era deficiente por não saber falar inglês o idioma que essas pessoas mais falavam. Não teve dúvidas. Ali estava algo que lhe daria uma distinção. Resolveu aprender um novo idioma. Em silêncio, se dedicou gastando tempo e dinheiro nas aulas.

Passado um tempo, apareceu no ponto de táxi um homem falando em inglês e ninguém conseguia entender. Ninguém não, Ele, o obstinado taxista conseguia. A pessoa solicitava uma corrida para outra cidade e falava da urgência que precisava fazê-lo. Ele conversando fluentemente e de maneira cortes em inglês dizia que o levaria sem mais demora. Percebeu que seus colegas o olhavam com um misto de admiração e inveja. O homem, claro, foi com ele. No caminho ele sorriu para si mesmo. Finalmente, pensou, consegui algo que “eles” não conseguirão imitar.

Essa história mostra o que é um diferencial competitivo e os riscos para obtê-lo. Diferencial competitivo é algo que individualiza você ou sua empresa dos demais concorrentes. É algo que somente você sabe fazer, ou que pouquíssimos sabem. É algo que requer conhecimento apurado, necessitando de tempo e investimento para ser desenvolvido.

Quando o taxista da história fez suas primeiras investidas, de fato ele procurava um diferencial competitivo. Porém suas ações eram fáceis de serem copiadas e rapidamente o era. Quando ele partiu para conhecer outro idioma, sabia que até poderia ser copiado, e que provavelmente o seria. Porém, também ele sabia que só uns poucos teriam ânimo, tempo e dinheiro para fazê-lo, e daria a ele certa vantagem competitiva que o ajudaria a melhorar sua situação econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário